terça-feira, 20 de outubro de 2009

Aerosmith - Programa de 10/10/09

Olá Galera!

O Heavy Night do dia 10 de outubro foi sobre o Aerosmith. Nele trouxemos um pouco sobre a trajetória da banda e algumas das músicas de maior sucesso entre público e crítica.
E se você perdeu o Heavy Night ou quer lembrar da história dessa grande banda de Hard Rock, disponibilizamos abaixo o texto usado no programa:


A banda de Hard Rock Aerosmith começou a se formar com um convite feito pelo guitarrista Joe Perry ao então vocalista e baterista Steven Tyler, que durante o período de férias freqüentava o bar onde o guitarrista trabalhava, em New Hampshire. O convite foi para Tyler ir a um show da banda de Perry, a Jam Band. O vocalista gostou do som que eles faziam e convidou Perry e o baixista da Jam Band, Tom Hamilton, para formar uma nova banda, mas nela, Tyler queria ser apenas o vocalista.

No final de 1969, Perry e Hamilton se mudaram para Boston e lá encontraram o baterista Joey Kramer, que já conhecia Steven Tyler e tinha interesse em formar uma banda com o vocalista. Depois de um teste feito com o baterista, ele se uniu a banda, que precisava de um nome. Foi então que, inspirado no álbum Aerial Ballet de Harry Nilsson, Kramer apareceu com o nome Aerosmith.

Tyler chamou Ray Tabano, um amigo de infância do vocalista, para formar uma dupla nas guitarras com Joe Perry. E é com essa formação, que em 1970, na cidade de Boston, surge oficialmente o Aerosmith. Os caras fazem alguns shows pela cidade e no ano de 1971, Ray Tabano sai da banda e é substituído por Brad Whitford.

Após alguns shows, o Aerosmith começou a reunir seus primeiros fãs em Boston, o que chamou a atenção de uma gravadora. Isso fez com que a banda tivesse condições de entrar em estúdio pela primeira vez e lançar um álbum.

Foi o que aconteceu no início de 1973, quando foi lançado o álbum Aerosmith. Esse primeiro trabalho foi recebido bem pela crítica e melhor ainda pelo público. Nele já encontramos os primeiros hits da banda, Dream On e Mama Kin.

Depois de uma turnê bem sucedida, a banda entra em estúdio para a gravação do seu segundo álbum. Get Your Wings, de 1974, foi mais bem recebido pela crítica do que o primeiro e como a banda estava crescendo em popularidade, as vendas do segundo disco foram um pouco melhores que o primeiro. Nesse trabalho nós encontramos o hit Same Old Song And Dance

Mas é com o terceiro álbum que o Aerosmith se torna um grande sucesso mundial. Lançado em 1975, Toys in the Attic foi recebido muito bem por público e crítica. Esse álbum levou o Aerosmith ao mesmo status que as bandas Led Zeppelin e Rolling Stones tinham na época. Músicas como Sweet Emotion e Walk This Way alcançaram as primeiras posições nas rádios dos Estados Unidos.

O quarto trabalho do Aerosmith só veio a confirmar o sucesso do álbum anterior. Rocks é considerado por bandas como Metallica e Guns N’ Roses como um dos discos mais influentes para a criação de suas músicas. Lançado em 1976, ele traz hits como Back in the Saddle e Last Child.

Abusando muito do uso das drogas e sem tempo para preparar um novo material, o quinto álbum do Aerosmith foi lançado em 1977. O trabalho não foi tão bem recebido por público e crítica quanto os anteriores, mas mesmo assim chegou a fazer sucesso. Durante a turnê do álbum, Tyler e Perry apareciam mais na mídia pelo abuso excessivo de drogas do que pelos próprios shows que a banda estava fazendo.

Em 1979, Night in the Ruts, o sexto álbum da banda é lançado. Logo após a gravação desse disco, Joe Perry resolve sair do Aerosmith, mas se força a montar um projeto solo para conseguir pagar suas contas. Para o lugar de Perry, o guitarrista Jimmy Crespo foi chamado. O álbum não fez grande sucesso e com o fim dos anos 70, o Aerosmith caiu em popularidade.

O início dos anos 80 foi complicado para a banda, especialmente para o vocalista, que passou mal durante uma apresentação devido ao uso excessivo de drogas e sofreu um acidente de moto que o deixou internado durante dois meses, fazendo com que o Aerosmith parasse com a turnê.

Tyler ficou bom no final de 1981, quando a banda entrou em estúdio para a gravação do sétimo álbum. Após gravar uma música, Brad Whitford saiu da banda e para seu lugar foi chamado Rick Dufay.

Rock in a Hard Place é o título do sétimo álbum de estúdio do Aerosmith. O álbum lançado em 1982 mostra uma sonoridade diferente da banda, mas não agrada público e crítica. Esse disco foi o primeiro a não produzir nenhum hit. Durante a nova turnê, Steven Tyler passou mal num show novamente por causa das drogas.

Em 1984, Perry e Whitford decidiram conversar com a banda para reunir a formação que fez grande sucesso nos anos 70. Então eles se encontraram para conversar e o clima estava super agradável entre os músicos que decidiram voltar com a formação que lançou os seis primeiros álbuns de estúdio.

Antes de gravar mais um disco de estúdio, o Aerosmith fez uma turnê para divulgar a reunião da banda. A turnê foi um sucesso, mas os problemas com drogas ainda continuavam. Depois da turnê, a banda entra em estúdio e lança no fim de 1985 o álbum Done with Mirrors. O trabalho foi elogiado por crítica, mas não caiu no gosto do público.

O Aerosmith voltou a ter sucesso com a turnê do Done with Mirrors e todos na banda entraram num programa de desintoxicação, pois o empresário dos caras garantiu que eles seriam a maior banda dos anos 90, caso eles resolvessem seus problemas com as drogas.

Quando todos na banda se livraram das drogas, eles entraram em estúdio para o lançamento do nono álbum. Permanent Vacation, de 1987, foi um sucesso entre público e crítica, e nele encontramos novamente alguns hits, como Dude (Looks Like a Lady) e Angel. A turnê do álbum foi feita ao lado do Guns N’ Roses e teve momentos de grande tensão, já que a banda poderia se perder nas drogas novamente.

Pump é o décimo álbum de estúdio da banda. Lançado após uma longa turnê, esse disco faz mais sucesso que o anterior e definitivamente marca a volta dos bons tempos do Aerosmith. Além da música que acabamos de ouvir, outro grande sucesso deste trabalho é Janie’s Got a Gun. A turnê de Pump foi muito longa e rendeu a primeira aparição da banda na Austrália.

Após um longo tempo sem lançar um novo álbum e com a carreira no auge novamente, em 1993 a banda lança seu décimo primeiro disco. Get a Grip era tão esperado pelos fãs que foi o primeiro álbum dos caras a alcançar a primeira posição em vendas nos Estados Unidos. Nele se encontram as músicas Crazy, Livin’ on the Edge, Amazing e Cryin’. A banda embarcou em mais uma grande turnê mundial muito bem sucedida. Após essa turnê, os integrantes resolveram passar um tempo com suas famílias antes de gravarem um novo disco.

Quando eles entraram em estúdio para a gravação do décimo segundo álbum, encontraram alguns problemas com o empresário da banda e isso quase fez eles se separarem novamente. Após resolverem os problemas e demitirem o empresário, em 1997 lançam o disco Nine Lives. Esse álbum divide opiniões entre a crítica, mas cai no gosto do público novamente, com hits como Pink e Hole in My Soul.

Durante a nova turnê, o Aerosmith lançou um single com a música I Don’t Want to Miss a Thing, que faz parte da trilha sonora do filme Armageddon e foi indicada ao Oscar. Essa música ficou no topo das rádios americanas durante quatro semanas e também foi responsável por fazer a banda ganhar uma nova geração de fãs no mundo.

A banda ficou mais um tempo na estrada e participando de alguns especiais, até que em 2000 eles resolvem entrar em estúdio novamente. Just Push Play é lançado no início de 2001 e é mais um sucesso entre o público. Fly Away From Here e Jaded são alguns hits desse novo trabalho dos caras.

Ainda em 2001, o Aerosmith ficou eternizado no Rock and Roll Hall of Fame. E em 2002, eles resolveram fazer uma nova turnê após o lançamento de um disco duplo que trazia os maiores sucessos da banda.

Quando a turnê termina, o Aerosmith entra em estúdio para a gravação do seu décimo quarto e, até agora, último álbum. Honkin’ on Bobo, lançado em 2004, foi feito com a intenção de resgatar o blues-rock que influenciou muito o início da banda. O disco é composto quase que inteiramente de covers, mas traz uma música inédita.

O Aerosmith fez a turnê do Honkin’ on Bobo e lançou um álbum ao vivo, que gerou uma nova turnê da banda, mas eles tiveram que interromper a turnê, pois o vocalista Steven Tyler passaria por uma cirurgia na garganta.

Após a recuperação de Tyler, a banda começou a gravação de um novo álbum em 2006, mas entraram em turnê novamente. Dessa vez os shows foram feitos ao lado da banda Mötley Crüe. O baixista Tom Hamilton ficou de fora de alguns shows para tratar de um câncer na garganta, mas assim que se recuperou, voltou.

Em 2007 é anunciada mais uma turnê mundial e depois dela, eles voltaram ao estúdio pra trabalhar no novo álbum. Mas a banda se envolveu com outros projetos, inclusive um com os fabricantes do jogo Guitar Hero, que lançou Guitar Hero: Aerosmith, reunindo os maiores sucessos da banda.

Então a banda anuncia uma nova turnê em 2009, quando pensou que o novo álbum já estaria pronto. Mas o álbum ainda não tinha saído e a tour já estava para começar, assim Perry disse ser impossível eles lançarem o novo trabalho antes dos shows.

Quando a turnê começou, Whitford teve que se apresentar sentado nas primeiras vezes, pois tinha passado por uma cirurgia na cabeça e não podia fazer muitos movimentos no palco. Com a tour em andamento, Steven Tyler caiu durante uma apresentação e teve que ser levado a um hospital para se recuperar. Isso fez com que o resto da turnê fosse cancelado, mas a banda disse que quando Tyler se recuperar eles voltam para finalizar a turnê e lançar o novo álbum.

A última vez que o Aerosmith passou pelo Brasil foi no ano de 2007, no show de abertura da turnê Route of all evil, que reuniu mais de 60 mil pessoas no estádio do Morumbi, em São Paulo. Com o futuro lançamento do décimo quinto trabalho de estúdio, podemos torcer para a banda passar pela terceira vez em terras brazucas.

Bom, esse foi um resumo sobre a história do Aerosmith, esperamos que tenham curtido!
Agradecemos a participação de vocês e continuem conosco para que o Heavy Night fique do jeito que nós queremos: como você gosta!

Abraços,
Equipe Heavy Night.

Nenhum comentário:

Postar um comentário