sábado, 3 de outubro de 2009

Black Sabbath - Programa de 26/09/09


Olá Galera!

Na semana passada o Heavy Night trouxe um pouco da história de uma das maiores e mais influentes bandas de Heavy Metal da história, o Black Sabbath. Infelizmente tivemos um problema técnico e a parte final do programa não foi ao ar. Mas você pode conferir aqui nesse post não só o final do programa, mas todo o resumo da história do Sabbath que preparamos pra você:


Em 1968, na cidade de Birmingham, Inglaterra, estava para nascer uma das precursoras e mais influentes bandas de Heavy Metal da história. O guitarrista Tony Iommi e o baterista Bill Ward, que tocavam juntos na extinta banda Mythology, queriam formar uma banda que tocasse um blues pesado. Os músicos que aceitaram fazer parte do projeto foram Ozzy Osbourne e o baixista Geezer Butler, que tocavam juntos na banda Rare Breed.

Com essa formação, mais o guitarrista Jimmy Phillips e o saxofonista Alan Clarke, estava formada a banda The Polka Tulk Blues Company. Mais tarde abreviou o nome para Polka Tulk e logo após mudou para Earth, mas sem Phillips e Clarke, que já tinham saído da banda.

O grupo já tinha tocado na Inglaterra, Dinamarca e Alemanha, e faziam parte do seu repertório Jimmy Hendrix, Blue Cheer e Cream. No fim de 1968, Iommi sai da banda para tocar no Jethro Tull, mas sua passagem pela banda foi de curta duração e no início de 1969 Iommi estava de volta ao Earth.

A banda continuou fazendo shows pela Inglaterra e descobriu que tinha uma outra banda com o mesmo nome, por isso resolveram trocar mais uma vez. Na rua que a banda ensaiava, tinha um cinema que passava um filme de terror, chamado Black Sabbath. Butler ficou impressionado em como as pessoas faziam filas imensas para assistir a filmes de terror e Ozzy escreveu uma música com o nome Black Sabbath, inspirado em coisas obscuras. Todos na banda gostaram desse novo rumo que o som que eles faziam poderia tomar, então nasce o Black Sabbath com a proposta de fazer uma música sombria.

E em 1970 sai o primeiro álbum da banda, chamado Black Sabbath. O álbum ainda traz muitas influências do blues, mas é um álbum considerado bastante obscuro pra época. O disco foi muito bem recebido pelo público e logo a banda ganhou muitos fãs pelo mundo. Nesse trabalho podemos encontrar as clássicas Black Sabbath, N.I.B. e The Wizard, que foi inspirada no personagem Gandalf, de O Senhor dos Anéis.

Mas é no segundo álbum, também de 1970, que encontramos a banda tocando algo muito mais parecido com o que se entende hoje por Heavy Metal. Paranoid é um clássico e graças a esse disco o Black Sabbath alcançou o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra, recebeu disco de platina nos Estados Unidos e virou referência para qualquer banda que queira tocar no estilo. Os riffs marcantes de Iommi, a voz sinistra de Ozzy e o excelente ritmo dado por Butler e Ward rendem à banda hits como Paranoid, Iron Man e War Pigs.

O terceiro álbum da banda é mais um sucesso. Lançado em 1971, Master of Reality segue o mesmo estilo do disco passado. E assim como no disco anterior, a banda consegue alguns hits como Children of the Grave e Sweet Leaf.

Em 1972, o quarto álbum da banda é lançado. Black Sabbath Vol. 4 ou apenas Vol. 4 revela um lado completamente novo da banda. Nele encontramos músicas mais melódicas, como Changes, mas também encontramos músicas no estilo sombrio que consagraram o Black Sabbath nos álbuns anteriores.

O Black Sabbath está no auge quando lança o seu quinto álbum. Sabbath Bloody Sabbath, de 1973, é mais um marco na carreira da banda. As músicas apresentam letras mais desenvolvidas e se torna um sucesso entre público e crítica. Nesse disco se encontram hits como Sabbath Bloody Sabbath e Sabbra Cadabra.

No ano de 1975 a banda lança o sexto álbum. Sabotage é muito bem recebido pela crítica, mas o público já não o recebe tão bem quanto os trabalhos anteriores e é o primeiro disco do Black Sabbath a não alcançar a marca de um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos. Mesmo assim as músicas Hole in the Sky e Sympton of the Universe ganham destaque entre os fãs.

No sétimo álbum do Black Sabbath há uma mudança bastante significativa no som. Technical Ecstasy, lançado em 1976, não é muito bem recebido por público e crítica, pois o disco apresenta experimentações musicais que fogem ao estilo da banda em tocar uma música sombria.

O fim de 1977 foi agitado para o Black Sabbath. Um pouco antes de entrar em estúdio para a gravação do oitavo álbum, Ozzy Osbourne sai da banda alegando ter se deprimido com os últimos discos. Para seu lugar é chamado Dave Walker que até se apresenta com a banda num programa de televisão e ajuda na composição das músicas para o novo trabalho.

Mas logo no início de 1978, três dias antes de entrar em estúdio para a gravação do oitavo disco, Ozzy volta para o Black Sabbath, mas se recusa a gravar o que a banda havia escrito com Walker. Iommi diz que a gravação do álbum foi exaustiva, pois eles não tinham material quando entraram em estúdio, estavam se drogando muito e cada um dava uma sugestão que não encaixava na outra.

E ainda em 1978, Never Say Die!, foi lançado. O oitavo trabalho não foi bem recebido por público e crítica, como era de se esperar, devido a forma como foi feito. A crítica também desaprovou a atuação dos músicos na turnê do álbum, dizendo que os caras estavam cansados e sem inspiração.

Em 1979, quando a banda resolveu fazer um material novo para lançar mais um disco, Iommi achou melhor que Ozzy saísse da banda, pois o clima já não estava bom e a banda estava cada vez mais se drogando. Ward chegou a dizer que, nessa época, estar no Black Sabbath era o mesmo que estar num lugar tóxico.

Com a saída de Ozzy, o vocalista do Rainbow, Ronnie James Dio, foi chamado para ser o novo integrante do Black Sabbath. Com a chegada de Dio, a banda sofre uma mudança incrível na sua atitude e sonoridade. Geezer Butler até chega a sair da banda e foi substituído por Geoff Nicholls que ficou como baixista da banda apenas para os ensaios do material do novo álbum, já que Butler voltou para a gravação no estúdio. Mas Nicholls permaneceu com o Black Sabbath para a gravação dos teclados.

Em 1980 sai o nono trabalho do Black Sabbath. Heaven and Hell é um marco na carreira da banda, pois a sonoridade muda, a atitude muda, mas o sucesso volta, e músicas como Neon Knights, Children of the Sea e a faixa-título Heaven and Hell se tornam grandes hits da era Dio.

A turnê do álbum teve uma situação bastante curiosa. O baterista Bill Ward estava tendo muitos problemas com o álcool e a banda se preocupou com sua saúde. Então Vinny Appice é chamado para substituir Ward, que sabia que era necessário outro baterista para salvar a turnê, mas ficou surpreso com a decisão da banda, pois ele nem foi avisado da troca. Outro possível motivo para a sua saída é que ele e Dio não estavam se acertando musicalmente.

Com a nova formação, em 1981, a banda lança Mob Rules, o décimo álbum de estúdio. Ele segue o mesmo estilo do anterior e é recebido muito bem pelo público, mas divide opiniões entre crítica. Nele se encontram mais sucessos da era Dio, como Turn Up the Night, The Sign of the Southern Cross e The Mob Rules.

A turnê rende a banda um álbum ao vivo e o álbum ao vivo rende mais trocas de integrantes. Durante a mixagem do disco, Iommi e Butler acusaram Dio de aumentar o volume do vocal e Dio disse que ele e Appice pareciam ser menos importantes na banda do que os outros dois integrantes.

Com isso, Dio vai montar sua banda solo e leva Appice com ele. Já o Black Sabbath procurou alguns vocalistas para seguir a carreira da banda. Depois de alguns testes, Ian Gillan foi o escolhido e para o lugar deixado por Appice, Bill Ward foi chamado novamente.

Essa nova formação lança em 1983, o álbum Born Again. O décimo primeiro trabalho de estúdio divide opiniões entre público e crítica, principalmente porque o estilo de Ian Gillan não combinava com a proposta de banda sombria que o Black Sabbath possui. Bill Ward não se sentiu seguro para fazer a turnê com a banda, pois tinha medo de beber demais novamente. A banda entendeu e chamou Bev Bevan para seu lugar.

Depois que a turnê acabou, Ian Gillan saiu da banda e David Donato entrou em seu lugar. Mas ele não agradou e logo foi mandado embora. Geezer Butler não gostou de tantas trocas na banda e decidiu sair da banda, isso fez com que Tony Iommi decidisse encerrar temporariamente o Black Sabbath.

Mas no ano de 1985 a formação original foi convidada para tocar no Live Aid, festival realizado para arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. A banda aceitou e tocou no festival, mas depois cada um seguiu a sua vida.

Tony Iommi decidiu fazer um trabalho solo e chamou o baixista Dave Spitz e o baterista Eric Singer para serem fixos na banda, mas ele queria trabalhar com vários vocalistas. Só que não seria fácil reunir vários vocalistas para gravar um disco, então Glenn Hughes foi o primeiro a aceitar e gravou uma música no estúdio. Como nenhum outro vocalista tinha se manifestado e o material já estava todo pronto, Glenn Hughes aceitou ser o vocalista em todo o disco.

O trabalho solo de Iommi se tornou o décimo segundo álbum do Black Sabbath, por pressão da gravadora. Seventh Star, de 1986, sai bem diferente daquilo que o Black Sabbath tinha como proposta, justamente porque a ideia era ser um disco solo de Iommi.

Na turnê do álbum houve mais uma mudança de integrantes, pois Hughes não estava conseguindo cantar ao vivo por problema com as drogas, e foi demitido. Ray Gillen o substituiu no fim da turnê, mesmo assim tiveram shows cancelados nos Estados Unidos por pouca procura de ingressos.

No fim de 1986, o Black Sabbath já estava produzindo material para o décimo terceiro álbum. Quando a banda entrou em estúdio para a gravação, o baixista Dave Spitz alegou motivos pessoais para deixar a banda e Bob Daisley entrou em seu lugar e o vocalista Ray Gillen também deixa a banda, fazendo com que Tony Martin fosse chamado para o seu lugar.

A nova formação lançou, em 1987, o álbum The Eternal Idol. O disco foi ignorado pela crítica da época e foi avaliado mais recentemente como um bom trabalho, mas a única coisa que faz lembrar o Black Sabbath é o nome. Depois do lançamento do álbum, o baixista Bob Daisley e o baterista Eric Singer saem da banda. O baterista Terry Chimes e o baixista Jo Burt são chamados para fazer a turnê, mas não são efetivados.

Em 1988, o baterista Cozy Powell e o baixista Laurence Cottle são chamados para a gravação do décimo quarto álbum do Black Sabbath. Iommi estava mais concentrado na gravação de Headless Cross, de 1989, que também foi ignorado pela crítica da época, mas recentemente é reconhecido como o melhor disco do Black Sabbath da era Martin. Logo após a gravação do álbum, Cottle sai da banda e Neil Murray entra como o novo baixista.

O décimo quinto álbum do Black Sabbath, lançado em 1990, se chama Tyr. Uma das críticas disse que um álbum como esses só foi feito para manchar o nome do Black Sabbath. Provavelmente esse tenha sido o pior momento na carreira da banda.

Também em 1990, Ronnie James Dio e Geezer Butler fizeram um show juntos e os dois falaram sobre a possibilidade de voltar a tocar no Black Sabbath. Butler conversou com Iommi que aceitou a ideia e tirou Tony Martin e Neil Murray da banda.

Quando eles começaram a trabalhar no novo material, o baterista Cozy Powell sofreu um acidente quando um cavalo dele morreu e caiu por cima de suas pernas, o impossibilitando de fazer as gravações. Então Vinny Appice foi chamado e a formação do Mob Rules estava junta novamente.

Dehumanizer é o nome dado ao décimo sexto álbum do Black Sabbath. Lançado em 1992, o disco é o mais bem sucedido comercialmente dos últimos 10 anos. Nele encontramos mais músicas que marcam a era Dio, como TV Crimes, Time Machine e I.

A formação se desfez novamente porque Ronnie James Dio se recusou a abrir um show para a banda solo de Ozzy Osbourne. Ozzy já havia criticado a performance de Dio no Black Sabbath várias vezes, mas os outros integrantes aceitaram o convite de Ozzy. Com a saída de Dio, Rob Halford, do Judas Priest se ofereceu para cantar nos dois shows que eles abririam. Na oportunidade, a formação original tocou junto novamente, pois o baterista Bill Ward estava na banda de Ozzy.

Após esses shows, Vinny Appice sai da banda e acompanha Dio em seu projeto solo. Com isso, Iommi e Butler chamaram o baterista Bobby Rondinelli e o vocalista Tony Martin voltou para a banda.
Com essa formação, Iommi e Butler queriam lançar um álbum sem o nome do Black Sabbath, porque a banda estava pensando em se reunir novamente. Mas a pressão da gravadora fez esse trabalho ir com o nome do Black Sabbath novamente.

O décimo sétimo álbum recebeu o nome de Cross Purposes. Lançado em 1994, o disco rendeu uma crítica que falou ser esse o primeiro trabalho desde Born Again que ficou no estilo do verdadeiro Black Sabbath. Mas após a turnê do álbum, Geezer Butler sai novamente da banda alegando que não estava gostando do rumo que o Black Sabbath tinha tomado. Junto com ele, o baterista Bobby Rondinelli sai.

Iommi é rápido na escolha dos substitutos. Neil Murray volta para o baixo e Cozy Powell para a bateria. Essa formação é a mesma que lançou o álbum Tyr e é a responsável pelo décimo oitavo e até agora último trabalho do Black Sabbath. Em 1995 é lançado Forbidden. O disco é considerado pouco inspirado e um dos piores da banda.

Logo no início da nova turnê, o baterista Cozy Powell pede para sair da banda por problemas de saúde. Bobby Rondinelli é chamado novamente para tocar em seu lugar. Quando a turnê acaba, Iommi decide dar um tempo na banda para se dedicar a um projeto solo, mas o que realmente se acreditava era que o Black Sabbath só voltaria com a formação original.

E isso se confirmou em 1997, quando Iommi acabou com toda a formação da época e convidou Ozzy, Butler e Ward para se juntarem à banda novamente. A reunião aconteceu em 1997 no Ozzfest, mas Ward não poderia estar presente no dia, então Mike Bordin o substituiu na ocasião.

Depois do Ozzfest a banda gravou dois shows feitos em Birmingham, no final de 1997, e em 1998 lançou o álbum ao vivo chamado Reunion. O disco foi um sucesso de vendas e traz duas músicas inéditas.

A banda passou a viver das turnês e logo na primeira delas, ainda em 1998, Bill Ward sofreu um ataque cardíaco e foi substituído por Vinny Appice, mas assim que se recuperou, voltou para assumir as baquetas. Depois de mais uma apresentação no Ozzfest, a banda resolve dar uma parada para cada um se dedicar ao seu projeto solo.
Em 2001 a banda entrou em estúdio para gravar um novo material, mas Ozzy foi chamado para terminar as músicas de seu álbum solo e teve que interromper as gravações com o Sabbath que se manteve parado.

Em 2004 a banda ia se apresentar no Ozzfest novamente, mas Ozzy ficou doente e Rob Halford, mais uma vez, aceitou ser o vocalista do Black Sabbath em uma única apresentação. A banda também se apresentou no Ozzfest de 2005 com a formação original.

Enquanto Ozzy trabalhava em seu novo álbum solo, em 2006, Iommi, Butler e Appice resolveram se unir a Dio e lançar o álbum The Dio Years, com três músicas inéditas. Satisfeitos com o resultado, Iommi e Dio resolvem fazer uma turnê com a banda da época do Heaven and Hell. Enquanto a formação com Ozzy se chamava Black Sabbath, a formação com Dio ia se chamar Heaven & Hell. O baterista Bill Ward até começou a turnê, mas logo foi substituído por Vinny Appice.

A turnê do Heaven & Hell rendeu um CD duplo e um DVD ao vivo. E no fim de 2007, Dio anuncia que pretendem lançar um álbum de estúdio com esse novo nome. E isso se concretiza no dia 28 de abril de 2009, quando o Heaven & Hell lança seu primeiro álbum de estúdio, chamado The Devil You Know.

O Black Sabbath está parado, mas Ozzy falou que a banda ainda pretende lançar algo novo e também fazer uma turnê com a formação original. O Heaven & Hell existe como um projeto, passou pelo Brasil em maio desse ano, mas não se sabe até onde vai durar. Qualquer tipo de previsão que fizermos, desde lançamentos a shows, não passará de mera especulação ou torcida, portanto, vamos esperar para que alguma coisa saia em breve.

Esse foi um resumo da história do Sabbath. Esperamos que tenham curtido!
Agradecemos a participação de vocês e continuem conosco para que o o Heavy Night fique do jeito que nós queremos: como você gosta!

Abraços,
Equipe Heavy Night.

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