sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Edguy - Programa de 07/11/09

Olá Galera!

O Heavy Night do dia 7 de novembro trouxe um pouco sobre a banda alemã Edguy. No programa pudemos conferir alguns momentos da história dos caras e algumas músicas. Mas se você não pode acompanhar, ou se quer relembrar algum detalhe, preparamos um texto com tudo o que rolou naquela noite:


Em 1992, na cidade alemã de Fulda, o então adolescente de 14 anos, Tobias Sammet, não queria mais fazer shows tocando apenas covers e resolve montar sua própria banda. Para a formação dela, Sammet que sabia tocar baixo e teclado, além de cantar, convida os guitarristas Jens Ludwig e Dirk Sauer e o baterista Dominik Storch, seus amigos de escola. Surge então o Edguy, nome que é uma homenagem ao professor de matemática dos garotos na época, chamado Edgar.

A banda trabalhou bastante rápido em suas composições e em 1994 eles lançaram duas demos com músicas próprias. Mas a falta de experiência era o que chamava mais atenção, foi então que eles investiram todo dinheiro que tinham para fazer uma demo com mais músicas e melhor produzida. Em 1995 lançaram a demo Savage Poetry, mas só conseguiram fazer mil cópias e muitas delas foram para as gravadoras.

O trabalho agradou uma gravadora que assinou com a banda, mas exigia que o Edguy fizesse um novo álbum, já que o anterior era considerado pouco profissional. A banda encarou o desafio e em 1997 sai o primeiro disco do Edguy. Kingdom of Madness teve pouca repercussão e mostra a banda tocando um Power Metal de bastante qualidade, mas ainda em desenvolvimento.

A turnê de divulgação desse trabalho foi curta e segundo o vocalista Tobias Sammet, nessa fase a banda fazia shows bem ruins, devido a falta de experiência. No fim da turnê, o baterista Dominik Storch deixa os caras. Mas essa fase fez a banda notar que precisaria de algo a mais para o próximo disco.

O baterista Frank Lindenthal foi chamado apenas para a gravação do disco e músicos mais experientes são convidados para participações especiais. Foi o caso do guitarrista Timmo Tolki, do Stratovarius e do vocalista Hansi Kürsh do Blind Guardian. Lançado em 1998, Vain Glory Opera é um marco na carreira do Edguy. Nele se encontra o primeiro grande sucesso da banda com a música Vain Glory Opera.

Como Lindenthal foi chamado apenas para a gravação de Vain Glory Opera, o Edguy chamou Felix Bohnke para assumir de vez a bateria. Nos primeiros shows Sammet percebeu que ele era o que mais estava tendo dificuldades em se concentrar, pois tinha que cantar e tocar baixo ao mesmo tempo. Com isso, ele seguiu um conselho dado por Hansi Kürsh em se dedicar apenas aos vocais e chamou o baixista Tobias Exxel para completar a banda. A partir daí o Edguy começou a ganhar um número cada vez maior de fãs.

Com a banda ganhando cada vez mais experiência e com a chegada dos novos músicos, o terceiro álbum é lançado em 1999. Theater of Salvation é muito elogiado pela crítica que chegou a comparar a banda com o Helloween e o timbre vocal de Tobias Sammet com o de Bruce Dickinson, do Iron Maiden. Nesse álbum se encontram mais músicas de grande sucesso, como Babylon e Land of the Miracle.

Na nova turnê, o Edguy abriu shows para HammerFall, Gamma Ray e Angra, o que fez a banda ganhar ainda mais visibilidade. Em 2000, é lançado o quarto álbum da banda. The Savage Poetry é uma regravação da demo Savage Poetry, mas mostra a banda muito mais madura e cada vez mais se consolidando como uma grande do Power Metal. Após o lançamento desse disco, o Edguy continuou com a tour do Theater of Salvation e abriu shows para o Iron Maiden. Isso fez a banda aumentar muito sua popularidade.

Mas após o fim da turnê, Tobias Sammet se dedicou a um projeto paralelo, chamado Avantasia. Ele chamou o guitarrista Henjo Richter, do Gamma Ray, o baixista Markus Grosskopf, do Helloween e o baterista Alex Holzwarth, do Rhapsody para a gravação de uma demo do Avantasia. A base da banda se manteve para a gravação do primeiro álbum do Avantasia, mas Sammet chamou grandes nomes do universo do Metal para participarem do trabalho, como Michael Kiske, Kai Hansen, Timo Tolkki e Andre Matos.

Depois de lançar esse disco pelo Avantasia, Sammet volta a se concentrar no quinto álbum do Edguy. Mandrake, lançado em 2001, é muito bem recebido pela crítica. O primeiro clipe do Edguy é feito com a música All the Clowns, mas o álbum ainda traz as famosas Tears of a Mandrake, Painting on the Wall e a divertida Save Us Now.

A turnê desse álbum incluiu pela primeira vez a América Latina, fazendo com que o Edguy ficasse conhecido no mundo todo. Quando os shows terminaram, Sammet resolve lançar mais um álbum do Avantasia, que foi a continuação do primeiro, ou seja, os músicos desse projeto eram praticamente os mesmos. O baterista do Kiss, Eric Singer, faz participação especial em uma música desse novo trabalho do Avantasia.

Em 2003, no auge da carreira, o Edguy resolve tirar umas férias e a gravadora, que tinha gravado um show da banda na França em 2001, lança o primeiro álbum ao vivo dos caras. Um ano depois é lançado um disco que reúne os maiores sucessos da banda. No mesmo ano o Edguy troca de gravadora e lança o sexto álbum.

Hellfire Club, de 2004, recebe excelente recepção da crítica e dos fãs. Mostra um som bastante pesado e também o amadurecimento que a banda obteve ao longo dos anos. Nesse disco se encontram grandes sucessos dos caras, como Mysteria, Lavatory Love Machine e King of Fools.

Mais uma turnê mundial foi feita e no show em São Paulo, o Edguy faria a gravação de seu primeiro DVD, mas as câmeras tiveram problemas durante o show e eles só conseguiram registrar as três primeiras músicas.

Depois de mais uma turnê de grande sucesso, em 2006, o sétimo álbum do Edguy foi lançado. Rocket Ride mostra uma maior influência do Hard Rock nas músicas da banda. Isso fez com que alguns fãs não gostassem do novo disco, mas o próprio Sammet falou que a banda estava satisfeita com o trabalho. Mesmo assim, o álbum agradou bastante público e crítica, com destaque para as músicas Sacrifice e Superheroes. A turnê do Rocket Ride é a maior da carreira da banda até então, começou em 2006 e só foi terminar em 2008.

Quando a tour chega ao fim, Sammet resolve lançar mais três trabalhos do Avantasia. Dessa vez ele chama o guitarrista Sascha Paeth, o baterista Eric Singer e o tecladista Michael Rodenberg para ser a base da banda. Novamente outros nomes do Metal são chamados para participar do Avantasia, como Jorn Lande, Alice Cooper e Rudolph Schenker. Michael Kiske e Kai Hansen, que participaram dos primeiros álbuns, também são chamados para os novos trabalhos.

Sammet resolve fazer uma turnê com o Avantasia e faz 14 grandes shows pelo mundo. Como o Avantasia é um projeto muito grande e depende de tempo disponível dos músicos envolvidos, fica bem difícil fazer uma tour bastante ampla realmente. Com o fim dos shows, Sammet se dedica ao oitavo e, até agora, último trabalho do Edguy.

Lançado em 2008, Tinnitus Sanctus já causa impacto por trazer na capa o rosto de Jesus Cristo. O álbum mostra uma mudança bastante significativa no som do Edguy, que se nota cada vez mais influenciado pelo Hard Rock, mas não deixa de lado o Power Metal característico da banda. As músicas que mais se destacam nesse disco são Ministry of Saints, Nine Lives e a poderosa Speedhoven.

Em 2009, a banda lança seu primeiro DVD, gravado em São Paulo, no show feito em 2006.

A última passagem do Eguy pelo Brasil foi no início de 2009, na tour do Tinnitus Sanctus, que ainda está em andamento.

Sammet anunciou que pretende lançar alguma coisa nova do Avantasia assim que possível.

Quanto ao Edguy, teremos que esperar a turnê acabar para saber se a banda pretende lançar um novo trabalho em breve.

E esse foi um pouco da história do Edguy. Esperamos que tenham gostado!

Agradecemos a participação de vocês e continuem conosco para que o Heavy Night fique do jeito que nós queremos: como você gosta!

Abraços,
Equipe Heavy Night.

Nenhum comentário:

Postar um comentário