terça-feira, 3 de novembro de 2009

Whitesnake - Programa de 17/10/09

Olá Galera!

No dia 17/10 o Heavy Night foi sobre o Whitesnake. E como de costume, estamos disponibilizando o texto usado no programa para que você que perdeu essa edição possa saber um pouco mais dessa banda, ou simplesmente para se lembrar da história do Whitesnake:


Logo após o Deep Purple dar uma pausa, em 1976, o vocalista David Coverdale resolve montar um projeto solo. Depois de lançar dois álbuns sem grande repercussão, ele decide desistir do projeto e montar uma nova banda, chamada Whitesnake. O nome da banda é o mesmo do primeiro álbum da carreira solo de Coverdale.

O vocalista chamou os guitarristas Micky Moody e Bernie Mardsen, o baixista Neil Murray, o baterista Dave Dowle e o tecladista Pete Solley para a gravação do primeiro álbum do Whitesnake, em 1978. Snakebite é composto por oito músicas, mas as últimas quatro são do álbum Northwinds, o segundo trabalho solo de Coverdale.

A divulgação do primeiro trabalho quase não existiu, pois no mesmo ano, a banda entrou em estúdio para lançar o segundo álbum. Para a gravação desse segundo disco, o tecladista Pete Solley foi substituído por Jon Lord. Trouble é lançado no fim de 1978 e tem uma repercussão um pouco melhor que a do trabalho anterior. A turnê desse álbum rendeu o primeiro disco ao vivo do Whitesnake.

Com a banda crescendo em popularidade, em 1979, é lançado o terceiro álbum de estúdio. Lovehunter já chama a atenção pela capa do disco que mostra uma cobra branca fazendo sexo com uma mulher. E é com esse trabalho que o Whitesnake tem o seu primeiro single, com a música Long Way from Home.

Pouco tempo depois do lançamento do terceiro álbum, a banda sofre mais uma mudança. Dessa vez é o baterista Dave Dowle que sai e Ian Paice se junta ao Whitesnake. E essa nova formação já lança em 1980 o quarto álbum da banda. Ready an’ Willing consegue disco de ouro na Inglaterra e traz os hits Ready an’ Willing e Fool for Your Loving.

A banda se apresentou como uma das atrações principais no Reading Festival de 1980. Isso fez com que o Whitesnake crescesse muito em popularidade e levou a banda ao segundo lugar nas vendas da Inglaterra com o lançamento do quinto álbum de estúdio. Come an’ Get It, de 1981, traz os hits Don’t Break My Heart Again e Would I Lie to You.

Durante a turnê, Coverdale deu uma pausa no trabalho do Whitesnake para cuidar de sua filha que estava doente. Após a recuperação, o sexto álbum é lançado em 1982. Saints & Sinners não fez tanto sucesso quanto os dois álbuns anteriores, mas traz o hit Here I Go Again.

Logo depois da gravação de Saint & Sinners, a banda sofreu três alterações. O guitarrista Bernie Mardsen foi substituído por Mel Galley, Neil Murray deixou o baixo para Colin Hodgkinson e Cozy Powell entrou no lugar do baterista Ian Paice. Em 1983, o Whitesnake foi uma das atrações principais do Monsters of Rock, realizado no Castelo de Donnington.

A banda estava se tornando cada vez mais popular quando entrou em estúdio para o lançamento do sétimo álbum. Slide It In, de 1984, alcançou o primeiro lugar em vendas na Inglaterra e foi o primeiro trabalho a ganhar um disco de platina. Esse álbum traz hits como Guilty of Love e Slow an’ Easy. Um fato curioso em Slide It In é que ele teve duas versões de estúdio, com formações diferentes. Na Inglaterra, a formação é a mesma que fez a turnê do álbum anterior, mas na versão americana John Sykes entrou na banda e formou um trio de guitarras, enquanto Neil Murray voltou para assumir o baixo no lugar de Colin Hodgkinson.

Após a gravação de Slide It In, o guitarrista Micky Moody sai da banda. Durante a turnê, Mel Galley quebrou o braço e o Whitesnake completou os shows restantes com apenas um guitarrista. Jon Lord foi convidado a retornar ao Deep Purple e também saiu do Whitesnake. A turnê foi finalizada no festival Rock in Rio, que teve um público de mais de 100 mil pessoas.

Mesmo depois da recuperação, Mel Galley não voltou ao Whitesnake, que continuou com apenas um guitarrista. Cozy Powell também deixa a banda e para seu lugar é chamado Aynsley Dunbar.

Com muitas mudanças, a banda lança o seu álbum de maior sucesso em 1987. O oitavo disco recebe o nome Whitesnake e já vendeu mais de 8 milhões de cópias somente nos Estados Unidos. Nele se encontra um grande sucesso da banda, a música Is This Love.

Após o lançamento do oitavo álbum, Coverdale resolve demitir todos da banda e chama os guitarristas Vivian Campbell e Adrian Vandenberg, o baixista Rudy Sarzo e o baterista Tommy Aldridge para serem os novos integrantes do Whitesnake.

No final de 1988, Vivian Campbell sai da banda, pois suas criações musicais não estavam agradando Coverdale. Quando os caras estavam se preparando pra gravação do nono disco, Vandenberg machucou a mão e teve dificuldades para fazer suas partes na guitarra, por esse motivo, Coverdale convidou Steve Vai para se juntar ao Whitesnake.

O álbum Slip of the Tongue, lançado em 1989, fez bastante sucesso entre o público e a música The Deeper the Love alcançou os primeiros lugares nas rádios dos Estados Unidos e da Inglaterra. E após um tempo de inatividade, em 1991, o Whitesnake dá uma pausa.

Coverdale faz um projeto junto ao guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin. O álbum vendeu muito bem, mas a turnê não fez muito sucesso. Isso fez a parceria terminar e em 1994, Coverdale resolveu retornar com o Whitesnake e lançou um álbum com os maiores sucessos da banda.

A formação só não era totalmente nova porque o guitarrista Adrian Vandenberg e o baixista Rudy Sarzo já haviam tocado no Whitesnake. Para completar a banda, foram chamados o guitarrista Warren DeMartini, o baterista Denny Carmassi e o tecladista Paul Mirkovich. O Whitesnake fez uma pequena turnê de divulgação dos maiores sucessos, mas ainda em 1994, Coverdale resolveu dar mais uma pausa na banda.

O vocalista estava trabalhando num álbum solo com o guitarrista Adrian Vandenberg, o baixista Guy Pratt, o baterista Denny Carmassi e o tecladista Brett Tuggle. Quando eles entraram em estúdio, a gravadora pressionou Coverdale para lançar como o novo trabalho do Whitesnake.

Depois de muita negociação, o décimo disco de estúdio da banda saiu, mas o nome que o vocalista deu para a banda foi David Coverdale & Whitesnake. Lançado em 1997, Restless Heart não faz o mesmo sucesso dos álbuns anteriores, pois ele nunca foi lançado oficialmente nos Estados Unidos.

Após o lançamento do álbum, ainda em 1997, Coverdale e Vandenberg ficaram como os únicos integrantes da banda e fizeram um show acústico. Depois eles chamaram o guitarrista Steve Farris, o baixista Tony Franklin, o baterista Denny Carmassi e o tecladista Derek Hilland para fazer a turnê do Restless Heart. Quando os shows terminaram, a banda dá mais uma pausa.

Quando a banda vai completar 25 anos de carreira, em 2002, Coverdale resolve voltar com um Whitesnake completamente reformulado. Ele chama para a banda os guitarristas Doug Aldrich e Reb Beach, o baixista Marco Mendoza, o baterista Tommy Aldridge e o tecladista Timothy Drury.

O Whitesnake vai fazendo turnês pelo mundo todo, aproveitando todo sucesso que a banda já tinha. Em 2005 o baixista Marco Mendoza é substituído por Uriah Duffy e em 2007 ocorreu a última mudança na banda até agora, com a saída do baterista Tommy Aldridge. Para seu lugar foi chamado Chris Frazier.

E a nova formação, lança o décimo primeiro álbum de estúdio do Whitesnake. Good to Be Bad, de 2008, agradou tanto público quanto crítica. Algumas músicas que se destacam são Lay Down Your Love e Can Your Hear the Wind Blow. O disco já vendeu mais de 700 mil cópias no mundo e rendeu mais turnê mundial.

A última passagem da banda pelo Brasil, foi em 2008, na turnê do Good to Be Bad. Agora a banda está parada, porque David Coverdale está se tratando de problemas nas pregas vocais.

Esse foi um resumo da carreira do Whitesnake, esperamos que tenham curtido!

Agradecemos a participação de vocês e continuem conosco para que o Heavy Night fique do jeito que nós queremos: como você gosta!

Abraços,
Equipe Heavy Night.

Nenhum comentário:

Postar um comentário