Olá Galera!
O Heavy Night de sábado passado foi sobre a banda inglesa Iron Maiden. Devido às falhas técnicas ocorridas durante o programa, ele será repetido. Mas mesmo assim, deixaremos aqui um resumo sobre a história dessa gigante do Heavy Metal:
No início dos anos 70, o cenário do Heavy Metal na Inglaterra estava perdendo espaço para o punk. Com isso, começou um movimento, chamado New Wave of British Heavy Metal, para que o Metal voltasse as suas origens. Uma das bandas que participou foi o Iron Maiden.
Em 1975, na cidade de Londres, estava se formando uma das maiores bandas de Heavy Metal da história. Com Paul Day no vocal, Dave Sullivan e Terry Rance nas guitarras, Steve Harris no baixo e Ron Matthews na bateria, o Iron Maiden tem a sua primeira formação. Mas antes mesmo do primeiro álbum de estúdio ser gravado, a banda sofreu alterações em todos os instrumentos, menos no baixo de Steve Harris. Foram testados dois vocalistas, nove guitarristas, três bateristas e até um tecladista antes da banda lançar o seu primeiro trabalho.
O primeiro álbum a ser lançado, no ano de 1980, leva o nome da banda e a formação conta com Paul Di’Anno no vocal, Dave Murray e Dennis Stratton nas guitarras, Steve Harris no baixo e Clive Burr na bateria. Esse primeiro trabalho já fez bastante sucesso entre público e crítica, proporcionando ao Iron Maiden abrir os shows do Kiss e do Judas Priest. E é nesse álbum que podemos encontrar músicas que fizeram e ainda fazem parte do repertório da banda nos shows, como Sanctuary e Iron Maiden.
Logo após a turnê que fizeram com o Kiss, Dennis Stratton saiu da banda e Adrian Smith entrou em seu lugar. Com o novo guitarrista, em 1981 o Maiden lança o álbum Killers. Esse segundo trabalho mantém o mesmo estilo do primeiro, mas as guitarras ganham maior destaque. O disco também é um sucesso entre público e crítica. Nele podemos encontrar a música Wrathchild que faz grande sucesso até hoje.
The Number of the Beast é o nome do terceiro álbum do Iron Maiden, lançado em 1982. O vocalista Paul Di’Anno saiu da banda durante a turnê do álbum Killers por problemas com as drogas, mas graças a isso podemos conferir no The Number of the Beast uma das maiores vozes do Heavy Metal ao lado de Ronnie James Dio e Rob Halford. Bruce Dickinson não chama a atenção apenas pela potência de sua voz, mas também por sua performance nos shows que a banda faz. É com esse trabalho que a banda muda de status e passa a ser considerada uma das maiores bandas de Heavy Metal de todos os tempos. Nesse trabalho se encontram as músicas The Number of the Beast, Run to the Hills e Hallowed Be Thy Name, músicas praticamente necessárias em todos os shows que a banda faz.
Com a entrada de Dickinson na banda, o Iron Maiden encontra o seu auge. A saída de Clive Burr não é tão sentida, pois o talentoso Nicko McBrain assume a bateria. E é com essa formação que a banda lança mais um disco de grande sucesso. Piece of Mind, lançado em 1983, é o quarto álbum de estúdio do Iron Maiden. É nele que podemos encontrar outro grande sucesso que está em todos os shows, a música The Trooper.
O quinto álbum do Iron Maiden é o Powerslave, de 1984. Nesse trabalho a banda mantém a mesma pegada que levou o Iron Maiden ao topo. Assim como os dois trabalhos anteriores, nesse nós podemos encontrar músicas que marcam a carreira da banda como Aces High, Powerslave e 2 Minutes to Midnight.
Depois de uma exaustiva turnê, o Iron Maiden resolve tirar umas férias de seis meses, com direito a recusarem proposta de lançar um outro disco ao vivo. Após essas férias, a banda volta ao estúdio, em 1986, para a gravação do sexto trabalho, Somewhere in Time. Esse álbum mostra um Iron Maiden mudado, com uma sonoridade diferente. Embora a banda tenha feito uma música diferente, o disco caiu no gosto do público e crítica.
Seventh Son of a Seventh Son, lançado em 1988 é mais um disco da fase experimental do Maiden. Ele é um álbum conceitual que conta a história de uma criança vidente. O sétimo trabalho da banda é o último com o guitarrista Adrian Smith, que depois volta para tocar com os caras. Desse álbum fazem parte os sucessos Can I Play Whith Madness, The Clairvoyant e The Evil that Men Do.
Depois de anos com a mesma formação, o guitarrista Adrian Smith deixa a banda e para seu lugar é chamado Janick Gers, que havia trabalho com Bruce Dickinson no seu álbum solo. Com essa formação é lançado, em 1990, No Prayer for the Dying, o oitavo álbum do Iron Maiden. Esse álbum fez as vendas da banda diminuírem, pois as letras eram menos trabalhadas que nos discos anteriores. Uma música que faz parte desse álbum e que fez grande sucesso é Bring Your Daughter... to the Slaughter, que faz parte da trilha sonora do filme A Hora do Pesadelo 5: O Maior Horror de Freddy.
O álbum Fear of the Dark, lançado em 1992 levou o Maiden de volta ao topo com as consagradas Fear of the Dark e Wasting Love, que caíram no gosto dos fãs e nos ouvidos de muita gente, que mesmo sem gostar de Metal conhecem essas músicas. Mas, depois dele a banda sofre outra grande perda: o vocalista Bruce Dickinson decide seguir carreira solo.
Sem Bruce Dickinson, quem assume os vocais do Maiden em 1994 é Blaze Bayley, depois de vencer um concurso que teve segundo colocado o brasileiro André Matos. Bayley não agradou muito o público e a crítica, e parece que ninguém agradaria, pois a voz marcante de Dickinson estava intimamente ligada à banda.
Em 1995 os caras lançam The X Factor. Harris passava por um momento pessoal complicado, havia se divorciado e perdido o pai, o que resultou em um álbum com músicas bastante obscuras e bem diferentes daquelas que tornaram o Maiden um dos gigantes do Heavy Metal.
O segundo álbum lançado com Bayley no vocal é o Virtual XI, de 1998. Como o público não gostou da saída de Dickinson, esse foi o álbum que menos vendeu da banda.
Logo após o Iron Maiden ter anunciado que Blaze Bayley não estava mais como vocalista, em 1999, Bruce Dickinson e Adrian Smith são chamados novamente para a banda, mas o guitarrista não entra para substituir alguém, ele entra para somar e faz com que o Iron Maiden, a partir daí tenha três guitarristas.
Com a volta dos dois músicos, o sucesso nas vendas do décimo segundo álbum da banda também volta. Brave New World traz o Iron Maiden de volta aos “anos dourados” com sucessos como The Wicker Man e Blood Brothers.
Em 2003, a banda lança o seu décimo terceiro álbum de estúdio. Dance of Death traz músicas que dividem opiniões entre os fãs, assim como o mais recente álbum da banda, A Matter of Life and Death.
Esses dois últimos álbuns não são unanimidade entre os fãs, mas os caras do Iron Maiden tiveram uma idéia genial que reuniria antigos, atuais e novos fãs da banda. Em 2007 a banda anuncia a turnê mundial chamada Somewhere Back in Time. Nessa turnê a banda só toca músicas gravadas entre os anos de 1980 a 1992, quando o Iron Maiden esteve mais no auge de sua carreira. Essa turnê foi tão grande que passou duas vezes pelo Brasil, uma em 2008 e outra em 2009.
O pessoal do Iron Maiden disse que um novo álbum será lançado no final desse ano ou no início do próximo. Com certeza vale a pena esperar, porque depois de uma turnê dessas, o fôlego dos caras deve estar renovado e eles devem ter alguma coisa a mais para nos mostrar.
Esse foi o resumo da história do Iron Maiden, esperamos que tenham curtido! Mais uma vez pedimos desculpas pelas falhas durante o programa passado e agradecemos a sua participação!
Abraços,
Equipe Heavy Night.
sábado, 5 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário