sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Bon Jovi - Programa de 28/11/09

Olá Galera!

No dia 28 de novembro o Heavy Night trouxe um pouco sobre a carreira e algumas músicas do Bon Jovi, uma das bandas de rock mais populares do mundo. Confira abaixo o que rolou no programa:


A banda americana de Hard Rock, Bon Jovi iniciou com o músico que dá nome ao grupo, Jon Bon Jovi. Desde muito cedo Jon tentava montar uma banda em Nova Jersey, cidade onde morava, mas nenhuma teve sucesso. Jon foi então para Nova Iorque trabalhar num estúdio em que seu primo era co-proprietário.

Nesse estúdio, Jon conheceu muitos artistas e também arriscava algumas notas, até que decidiu gravar uma música chamada Runaway. Depois de muito insistir, ele conseguiu colocar essa música numa rádio local e, para surpresa de todos, fez grande sucesso. Para dar continuidade a esse trabalho, Jon resolveu montar uma nova banda, na qual seria o vocalista.

Primeiramente, ele chamou seu amigo David Bryan para os teclados. Bryan levou junto com ele o baixista Alec John Such e o baterista Tico Torres. Em 1983, o guitarrista chamado para completar a banda foi Dave Sabo, que era vizinho de Jon.

Mas a primeira formação já teve uma mudança ainda em 83. Sabo saiu da banda e para seu lugar foi chamado Richie Sambora. Depois de tocarem alguns shows e do sucesso com a música Runaway, eles foram contratados por uma gravadora. A banda ainda não tinha um nome definido, até que uma amiga de um dos funcionários da gravadora sugeriu que eles usassem o sobrenome de Jon, assim como os irmãos Eddie e Alex fizeram com o Van Halen. A partir daí, eles passaram a ser conhecidos como Bon Jovi.

Definido o nome, a banda entrou em estúdio para a gravação do primeiro álbum. Esse disco foi lançado em 1984 e leva o nome da banda. O trabalho é bastante elogiado pela crítica e já rendeu a primeira turnê para a banda. Nos Estados Unidos, eles abriram os shows do Scorpions e na Europa a abertura foi para o Kiss. Com isso eles ganharam bastante visibilidade e uma boa experiência.

O curioso do Bon Jovi foi que a banda ganhou espaço nos mais diversos segmentos. Aparecia nas revistas de rock, o que já era esperado, mas também aparecia em revistas pop, graças ao rosto de Jon, considerado muito bonito.

A banda não perdeu tempo e já em 1985 lançou o segundo álbum. 7800° Fahrenheit é mais obscuro que o disco anterior, mas mesmo assim foi um sucesso de vendas. A turnê registrou a primeira passagem da banda pelo Japão, logo depois de voltarem à Europa, mas como banda principal dessa vez. Eles participaram de grandes festivais como o Monsters of Rock, que também contou com o Metallica. A passagem pelos Estados Unidos foi abrindo os shows do Ratt.

Com o terceiro álbum é que o Bon Jovi passa a ser um ícone do Hard Rock. Slippery When Wet já vendeu mais de 28 milhões de cópias no mundo. O disco atingiu o topo de vendas em cinco países, incluindo os Estados Unidos. Além do sucesso com o público, a crítica também adorou esse terceiro trabalho do Bon Jovi. Nele se encontram grandes hits da banda e dos anos 80 como Livin’ on a Prayer e You Give Love a Bad Name.

Com tanto sucesso, o Bon Jovi parou definitivamente de abrir shows e voltou a se apresentar no Monsters of Rock ao lado de bandas como Dio e Metallica. Após uma turnê bastante extensa e bem sucedida, os caras se concentraram em trabalhar para emplacar outro álbum e provar que não era uma banda de um único disco.

O trabalho valeu a pena e o quarto álbum, lançado em 1988, foi mais um grande sucesso do Bon Jovi. New Jersey alcançou a primeira posição em vendas nos Estados Unidos novamente e em mais seis outros países, incluindo o Reino Unido. A banda ficou especialista em criar hits e isso pode ser visto novamente nas músicas I’ll Be There for You e Bad Medicine.

A nova turnê passou por 22 países, incluindo o Brasil em 2000, e teve um total de 232 shows. Eles foram a primeira banda ocidental a fazer um show na Rússia e a presença no Monsters of Rock de 1989 era certa, mas o festival foi cancelado devido a morte de duas pessoas no show do Guns N’ Roses no festival passado. O último show da tour foi no México e a banda estava exausta tanto física como emocionalmente e decidiu dar um tempo para descansar, mas sem perspectiva de futuro.

Nesse período, Jon lançou seu primeiro disco solo para ser a trilha do filme Jovens Demais para Morrer. Sambora chamou Davis Bryan e Tico Torres para gravar um álbum solo também e Alec John Such sofreu um acidente de moto que feriu sua mão, fazendo com que o músico desenvolvesse uma técnica diferente para conseguir tocar baixo.

No final de 1991 a banda se reuniu novamente para ver ainda estava se entendendo musicalmente e ver se todos gostariam que o Bon Jovi voltasse. Após essa reunião, eles voltaram com tudo e já se prepararam para a gravação do quinto álbum.

Lançado em 1992, Keep the Faith marca a volta do Bon Jovi. O disco é mais um sucesso entre o público e crítica, mas é menos badalado que os dois álbuns anteriores. Ele não se torna o número um em vendas nos Estados Unidos, mas consegue o feito no Reino Unido e em mais dois países. Uma novidade nesse álbum é a aparência dos músicos, que sabem que precisam se adaptar aos anos noventa para continuarem no topo e aparecem com os cabelos mais curtos. Mas como já é de costume, o trabalho traz mais hits da banda, como Keep the Faith e Bed of Roses.

No início da turnê, eles resolvem fazer como no início da carreira e marcaram algumas datas em pequenos clubes de Nova Jersey. Depois a banda encarou mais uma grande tour mundial, incluindo a segunda passagem pelo Brasil. Foram feitos shows em quase todos os continentes, deixando de fora somente o continente africano. No total foram 177 shows em 38 países.

Em 1994 eles lançaram um álbum com os maiores sucessos da banda e três inéditas, entre elas a música Always, que virou um single, foi número 1 na Europa e top dez nos Estados Unidos durante seis meses, se tornando um dos maiores hits do Bon Jovi. No mesmo ano a banda sofreria a primeira alteração depois do lançamento do primeiro disco.

Alec John Such não estava aguentando o ritmo que a o Bin Jovi tinha ganhado e saiu amigavelmente. A banda nunca contratou outro baixista para seu lugar, mas desde então Hugh Mcdonald, um amigo de Jon, tem feito as gravações em estúdio e tocado ao vivo com os caras.

Com essa mudança na banda, os caras logo prepararam o sexto álbum, que foi lançado em 1995. These Days mostrou uma sonoridade diferente, mas sem perder o estilo Bon Jovi de fazer hits de grande sucesso comercial. A crítica gostou da mudança na sonoridade e a banda alcançou o primeiro lugar nas vendas em 8 países, sem incluir os Estados Unidos, onde as vendas também foram muito boas. This Ain’t a Love Song e a faixa-título são exemplos de músicas que viraram hits desse trabalho.

A nova turnê incluiu todos os cantos do mundo e a banda passou pela primeira vez no continente africano. Mas o que mais marcou foram os três shows realizados no Wembley Stadium, em Londres, que rendeu um VHS da banda e em 2003 foi lançado também em DVD. Dessa vez foram 126 shows em 35 países.

Após o grande sucesso da última turnê, os caras do Bon Jovi resolvem tirar umas férias da banda por dois anos. Então Jon se concentrou no seu segundo álbum solo e fez participações em filmes. Tico Torres se dedicou à pintura, enquanto David Bryan escreveu vários musicais. Sambora também aproveitou esse tempo para lançar seu segundo álbum solo.

No fim de 1999 a banda se reuniu como o combinado e já estava pronta para a gravação do sétimo álbum. Crush, lançado em 2000, mostra mais uma mudança na sonoridade e mostra que a banda sabe como agradar o público jovem em diferentes gerações, mas sem perder a característica que identifica o Bon Jovi. Além de agradar o público, o disco é muito elogiado por crítica e a música It’s My Life se torna um grande hit desse trabalho.

A turnê teve sempre shows lotados em estádios no Japão e na Europa. Mais uma vez foram feitos shows em Wembley, um pouco antes de o estádio ser demolido. A tour pelos Estados Unidos também foi um grande sucesso e durante os shows, foi lançado um álbum ao vivo que reunia gravações de shows feitos de 1985 até 2001. Um pouco antes de trabalhar no próximo álbum, a banda tiraria umas férias, mas graças ao ataque ao World Trade Center e ao Pentágono em 11 de setembro, eles mudaram os planos e gravaram algumas músicas sobre o ocorrido. Também fizeram um show para arrecadar fundos para as famílias dos mortos nesse ataque.

Em 2002 a banda gravou e lançou o oitavo álbum. Bounce mostra um Bon Jovi mais pesado e mais parecido com os anos 80, o que rendeu algumas críticas negativas, mas não afetou as vendas e algumas pessoas gostaram bastante do que ouviram. O principal hit desse disco ficou com a música Everyday.

Na turnê, mais um show histórico, pois foi a última banda a se apresentar no Veterans Stadium, na Filadélfia, antes que o estádio fosse demolido. Em 2003 a banda regravou seus maiores sucessos em um estilo bastante diferente e lançou um álbum com essas regravações. E em 2004 foi lançado um Box para homenagear os fãs pelos 100 milhões de álbuns vendidos e também como comemoração de 20 anos do primeiro lançamento da banda.

Depois de muitos especiais, o nono álbum é lançado. Have a Nice Day, de 2005, apresenta o Bon Jovi experimentando novos rumos. A música Who Says You Can’t Go Home tem a participação de Jennifer Nettles, famosa na música country. Com esse som, o Bon Jovi ganhou vários prêmios de música Country.

A tour foi menor que as anteriores, por opção da banda. Foram 75 shows no total, mas foi a terceira maior arrecadação de uma turnê mundial em 2006, ficando atrás apenas de Rolling Stones e Madonna.

O country marcou a banda principalmente com o décimo álbum. Lost Highway, lançado em 2007, foi um disco inteiro nesse estilo, o que não agradou muito a crítica. Mas, como os trabalhos anteriores, esse atingiu o primeiro lugar nas vendas de muitos países e voltou a ser o número um também nos Estados Unidos.

A turnê do Lost Highway fez grande sucesso por onde passou. E assim como a tour passada, foi feito um número menor de shows. A banda se apresentou no Canadá, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Europa.

Após apresentações muito bem sucedidas, em 2009 é anunciado que um novo álbum será lançado. E foi o que aconteceu no dia 30 de outubro, na Alemanha. Aqui no Brasil, o álbum The Circle foi lançado ontem. Mesmo tendo sido lançado a menos de um mês, o disco já é o primeiro em vendas em muitos países, mas a crítica não gostou desse novo trabalho do Bon Jovi.

As primeiras datas da nova turnê já foram anunciadas e há boatos de que a banda pode passar pelo Brasil na segunda metade de 2010. Você que espera ansiosamente pela volta da banda ao país, fique atento às informações pelos mais diversos meios de comunicação e torça para que eles confirmem logo sua vinda para cá.

Esse foi um pouco da história do Bon Jovi. Esperamos que tenham gostado!

Agradecemos a participação de vocês e continuem conosco para que o Heavy Night fique do jeito que nós queremos: como você gosta!

Abraços,
Equipe Heavy Night.

Nenhum comentário:

Postar um comentário