quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Van Halen - Programa de 01/08/09


Como fizemos com o programa sobre o Metallica, preparamos um texto com todas as informações sobre o programa de sábado passado, dessa vez o tema é o Van Halen.



Na cidade de Pasadena, Califórnia, começou a história de uma das bandas mais conhecidas do mundo do rock, o Van Halen. Em 1972 os irmãos Eddie e Alex Van Halen se uniram ao amigo Mark Stone e fundaram a banda Mammoth. Eddie ficou responsável por ser o vocalista e guitarrista da banda, enquanto seu irmão, Alex, ficava com o controle da bateria e Mark Stone assumia o baixo. Nessa época, as grandes canções da Mammoth eram os covers que a banda tocava nos shows que fazia.

A banda engrenou e passou a fazer um som mais sério em 1974, quando Mark Stone sai para a chegada de Michael Anthony e David Lee Roth é chamado para assumir os vocais, dando mais liberdade para Eddie tocar seus riffs na guitarra. Foi nesse ano que a banda muda o nome para Van Halen, e saiu pela primeira vez da cidade de Pasadena, para mostrar o trabalho em outros lugares. A partir daí, o Van Halen começou a atrair os olhos de produtores. Lançaram duas demos, a segunda financiada pelo baixista do Kiss, Gene Simmons, que conheceu a banda em 1977.

Ainda em 1977, o Van Halen entra em estúdio para gravar o seu primeiro álbum. Lançado em 1978 o disco leva o nome da banda e já foi um sucesso, vendendo mais de dez milhões de cópias somente nos Estados Unidos. O álbum tem onze faixas, nove próprias e duas covers.

No mesmo ano em que lançou o primeiro disco, o Van Halen já entrou em estúdio para a gravação do segundo álbum. Esse trabalho segue o mesmo estilo do primeiro e firma de vez o grupo como uma banda de Hard Rock. O álbum é lançado em 1979, com o nome “Van Halen II”. Assim como o primeiro, esse álbum também é um sucesso de vendas e é nesse segundo trabalho que encontramos o primeiro grande sucesso dos caras.

Em 1980, a banda já lança o terceiro álbum de estúdio, chamado Women and Children First. Com esse trabalho, o Van Halen mostra que é uma banda de qualidade e vira sucesso total entre os adolescentes. O álbum marca mais uma vez o virtuosismo do guitarrista Eddie Van Halen, que desde o início da carreira, chamou atenção pelo seu jeito de tocar, sempre muito preciso, rápido e por criar técnicas como o tapping, que hoje é uma obrigatoriedade pra quem quer tocar no estilo.

Com a gravação de Fair Warning, em 1981, há um primeiro desentendimento musical entre Eddie Van Halen e David Lee Roth. Eddie estava querendo criar músicas mais sérias e complexas, enquanto Lee Roth queria algo mais pop. O vocalista acabou cedendo aos desejos de Eddie e Fair Warning foi um álbum mais obscuro e não produziu nenhum hit. Depois de um tempo, Eddie afirmou que bebeu muito e usou cocaína durante a produção deste quarto trabalho do Van Halen.

Os irmãos Eddie e Alex são de uma família de músicos e no quinto trabalho da banda, lançado em 1982, eles chamaram o próprio pai, Jan Van Halen, para tocar clarinete na música Big Bad Bill. O álbum foi um pouco mais popular que o anterior, mas no quesito popularidade nenhum álbum do Van Halen é tão popular quanto o sexto, o famosíssimo 1984, lançado no próprio ano de 1984. Desse álbum surgiram hits que são conhecidos no mundo inteiro. Entre esses grandes sucessos está a música Jump.

O ano de 1985 começa com uma baixa, o vocalista David Lee Roth sai da banda para fazer carreira solo. Para o seu lugar é chamado Sammy Hagar. O Van Halen não perdeu tempo e no mesmo ano já entrou em estúdio para o lançamento do sétimo trabalho da banda, o 5150, lançado em 1986. Esse disco é considerado o mais forte dos tempos de Hagar no vocal. Um dos sucessos desse álbum é a balada Why Can't This Be Love.

Baladas como Why Can't This Be Love também marcaram a carreira do Van Halen, principalmente nessa nova formação.

O senso de humor do Van Halen aparece no nome do oitavo álbum da banda, OU812, lançado em 1988, que faz uma brincadeira com o título de um álbum da carreira solo de David Lee Roth. É nesse disco que se encontra outra famosa balada do Van Halen. When It's Love.

Em meio a tantas baladas, o pessoal do Van Halen não deixou o peso de lado, o que pode ser conferido no álbum For Unlawful Carnal Knowledge, lançado em 1991. Nesse álbum podemos conferir músicas mais velozes que as consagradas baladas e muito bem trabalhadas como Pundcake e Right Now.

Mas é com uma nova balada que o Van Halen ganha a preferência dos corações apaixonados. O álbum Balance, de 1995, traz a maravilhosa Can’t Stop Lovin’ You.

1996 foi um ano tumultuado pro Van Halen. Primeira baixa: Sammy Hagar sai da banda e para seu lugar Mitch Malloy é chamado. O vocalista se dá bem com o pessoal da banda, mas num especial da MTV, os caras do Van Halen queriam reunir a formação que lançou o primeiro álbum de estúdio, então David Lee Roth foi chamado para essa ocasião.
Malloy sentiu que não conseguiria ser tão popular quanto Lee Roth e saiu da banda. David Lee Roth não ficou em seu lugar, ou seja, o Van Halen não tinha vocalista novamente. Foi aí que apareceu Gary Cherone. Depois desse ano bastante agitado, o Van Halen entra em estúdio no ano de 1997 para a gravação do “Van Halen III”, que é lançado em 1998.

As mudanças do Van Halen não pararam por aí. O álbum lançado em 1998 não fez o sucesso que os caras esperavam e isso fez com que Gary Cherone fosse demitido da banda. Para seu lugar, David Lee Roth foi chamado mais uma vez, mas ele permaneceu na banda apenas durante o ano 2000. Com a saída de Lee Roth, a banda ficou sem vocalista até 2003, quando Sammy Hagar assumiu o microfone novamente. Mas a volta de Hagar durou pouco, e dessa vez ele saiu junto com Michael Anthony. Agora o Van Halen se sustentava apenas com os irmãos. Até que em 2006 David Lee Roth resolve mais uma vez assumir como vocalista e o filho de Eddie, Wolfgang Van Halen, com apenas 15 anos assume o baixo, deixando a banda completa novamente.

Depois de Van Halen III, a banda não gravou mais nada em estúdio, mas coletâneas, discos ao vivo e DVDs continuaram a ser lançados. O próximo trabalho dos caras deve demorar a sair, foi o que disse Eddie Van Halen à Revista Hustler. Segundo o guitarrista, um novo álbum agora poderia atrapalhar o desempenho escolar do atual baixista da banda, o filho de Eddie que está prestes a se formar. Além disso, Eddie Van Hallen passou por uma cirurgia na mão recentemente, devido a dores que o guitarrista começou a sentir na última turnê feita pela banda, entre setembro de 2007 e junho de 2008. Previsões para a shows no Brasil ou novos trabalhos não podem ser feitas no momento.

Isso foi o que rolou no Heavy Night sobre o Van Halen. Esperamos que tenham gostado e que continuem participando do nosso programa!

Abraços,
Equipe Heavy Night.

Nenhum comentário:

Postar um comentário