sábado, 1 de agosto de 2009

Metallica - Programa de 25/07/09


Olá! Pra você que perdeu o Heavy Night sobre o Metallica, que rolou no sábado passado, preparamos um texto com todas as informações desse programa. Confira:




Em 1981, na cidade de Los Angeles, Califórnia, estava se formando uma das maiores bandas de Metal da história. Com James Hetfield no vocal e na guitarra, Lars Ulrich na bateria, Ron McGovney no baixo e Dave Mustaine na guitarra, o Metallica ganhou a sua primeira formação. Mas como no universo das bandas as trocas de membros são comuns, o Metallica antes mesmo de lançar o primeiro álbum já sofreu duas alterações de integrantes. Ron McGovney saiu para a entrada de Cliff Burton e o jovem Mustaine, que foi expulso da banda por beber demais, deu lugar a Kirk Hammett.

Trocas de membros e as confusões geradas por isso a parte, em 1983 o Metallica lança Kill 'em All. Esse álbum é considerado por muitos como o melhor da banda. Foi o primeiro disco do estilo a ter repercussão na mídia especializada. Graças ao grande sucesso desse primeiro trabalho, a banda já realizou, ainda em 1983, a primeira turnê.

Em 1984, ano seguinte do lançamento do primeiro álbum, o Metallica já embala com Ride the Ligthning. O nome do disco é uma gíria usada entre presidiários para se referir aos condenados à morte na cadeira elétrica, imagem que é utilizada na capa do álbum. Esse disco, juntamente com o terceiro que a banda lança, em 1986, Master of Puppets, levou o Metallica ao nível de monstro do rock pesado, se juntando a nomes como Black Sabbath e Iron Maiden. Tanto o segundo quanto o terceiro disco do Metallica são álbuns conceituais, ou seja, todas as músicas se relacionam para falar de um único tema. No Ride The Lightning, eles abordam a Morte, e no Master of Puppets o tema é a Dominação.

Na noite de setembro de 1986 um acidente muda o rumo do Metallica. Durante uma viagem da turnê Damage Inc. pela Suécia, que promovia o disco Master Of Puppets, o baixista Cliff Burton dormia no melhor lugar do desconfortável ônibus que viajava com a banda durante a turnê. Cliff teria conseguido o privilégio do melhor lugar num jogo de cartas, usado pela banda todas as noites para definir quem seria o sortudo a dormir na melhor cama do ônibus. Mas a noite confortável do baixista termina em tragédia. O ônibus derrapa no gelo e atira Cliff para fora. O automóvel ao capotar cai por cima do baixista e mata um dos maiores ídolos do metal.

Com a morte de Cliff Burton o Metallica saiu em busca de um novo baixista, o escolhido foi Jason Newsted. Em 1988 a banda lança ...And Justice For All, álbum que atingiu mais de oito milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos.

O quinto disco do Metallica, lançado em 1991, carrega no título o nome da banda, mas também é conhecido como Black Album, devido a capa ser inteiramente preta. Para a produção do álbum, o Metallica contratou Bob Rock, que muito exigente, provocou mudanças na rotina dos caras. Embora tenha sido tensa e exaustiva, a produção do Black Album rendeu ao Metallica mais de 22 milhões de cópias vendidas pelo mundo e marcou a fase mais pop da carreira da banda.

Com a chegada de Bob Rock e a fase mais lenta, o Metallica começou a despencar nas vendas com os álbuns Load, Reload e St. Anger. O álbum Load, de 1996, possui canções menos agressivas, marcando um lado mais comercial na carreira da banda. O visual dos caras do Metallica também muda, aparecem no álbum com os cabelos curtos, diferente da tradicional cabeleira.

O sétimo trabalho da banda se chama ReLoad, lançado em 1997, e segue o mesmo estilo do álbum anterior, já que é composto por músicas que não entraram no disco passado.

Em 2001 há uma nova mudança de integrante na banda. O baixista Jason Newsted deixa a banda alegando razões pessoais e danos físicos causados a si próprio ao longo dos anos pela forma de tocar a música que amava. Quem entra como baixista nessa época é o então produtor Bob Rock, que grava o último álbum dessa má fase de vendas da banda, o St. Anger, lançado em 2003.

Com a saída de Bob Rock da banda, ainda em 2003, o Metallica foi atrás de um novo baixista e encontrou em Robert Trujillo, que está na banda até hoje. Em 2006 a banda anuncia que Bob também não será o produtor do próximo álbum de estúdio do Metallica.

Em 2008 o Metallica lança com o produtor Rick Rubin o álbum Death Magnetic, que marca o retorno ao peso dos anos 80. Esse nono trabalho da banda foi recebido muito bem pela crítica e melhor ainda pelos fãs do Metallica. Desde o lançamento de ...And Justice For All, ou seja, há vinte anos, o Metallica não fazia um álbum com tanto peso e riffs, o que são marcas registradas de suas músicas. Death Magnetic marca a volta do Metallica ao topo do Metal. O disco já vendeu quase cinco milhões de cópias pelo mundo todo.

Esse foi um resumo da história do Metallica. Esperamos que tenham gostado e que continuem conosco todos os sábados, das 22 às 23 horas, e, sempre que quiserem, deixem um recado ou peçam uma banda aqui no blog. Até mais!
Equipe Heavy Night.

Um comentário: