sábado, 15 de agosto de 2009

Led Zeppelin - Programa de 08/08/2009


Boa noite Galera!

Como de costume, vamos deixar aqui um resumo da história da banda que esteve no último Heavy Night. A do sábado passado foi Led Zeppelin, confira:


O Led Zepelin começou em 1968 com a separação da banda inglesa The Yarbirds, na qual Jimmy Page era guitarrista. Os caras do The Yarbirds estavam no fim de uma turnê quando a separação aconteceu e autorizaram Jimmy Page e Chris Dreja, os dois integrantes que restaram, a usar o nome da banda até a turnê acabar.

Para dar continuidade na turnê, Page convidou Terry Reid para assumir os vocais, mas Reid recusou a oferta e indicou Robert Plant para a função. Robert Plant aceitou o desafio e recomendou John Bonham para assumir a bateria.

Mas Chris Dreja decidiu seguir carreira de fotógrafo e também saiu da banda, deixando o lugar para John Paul Jones, que aconselhado por sua esposa, entrou em contato com Page para se candidatar à vaga de baixista da banda. Como Jimmy Page já tinha trabalhado com Jones anteriormente, aceitou que ele assumisse a última vaga da banda. A nova formação concluiu a turnê com o nome The New Yardbirds.

O público estranhou a mudança, mas logo gostou da nova formação.

Concluída a turnê, ainda em 1968, a banda mudou o nome para Led Zeppelin e já entrou em estúdio para a gravação do primeiro álbum. O nome Led Zeppelin surge com a brincadeira antiga de Keith Moon, o então baterista do The Who, de que um supergrupo cairia como um “balão de chumbo”.

O primeiro álbum do Led Zeppelin foi lançado em 1969 e leva no título o nome da banda. Ele mistura o rock com o blues. Graças a esse disco, a banda é considerada uma das precursoras do Heavy Metal. A capa do álbum é a foto do Zeppelin Hindenburg pegando fogo e caindo.

O segundo trabalho do Led Zeppelin também foi lançado em 1969. O disco, chamado Led Zeppelin II, segue o mesmo estilo do primeiro, mas apresenta a banda mais madura e consistente. Nesse álbum a música folclórica ganha espaço entre o rock e o blues característico da banda. Esse disco foi mais bem aceito pelo público e crítica do que o primeiro e em 1999 alcançou 12 milhões de cópias vendidas.

Led Zeppelin III é o nome do terceiro álbum da banda. Lançado em 1970, encontramos nesse trabalho um Led Zeppelin mais voltado à música folclórica e acústica, surpreendendo fãs e crítica. A maioria das músicas foi composta em uma casa de campo no País de Gales. Esse disco foi um dos que menos vendeu, mas é considerado um marco importante na história dos caras.

Mas é com o quarto trabalho que a banda começa a ser vista por muitos como a melhor banda de rock do mundo. Lançado em 1971, o quarto álbum do Led Zeppelin não tem nenhuma referência de nome na capa. O guitarrista Jimmy Page se refere como o quarto disco ou Led Zeppelin IV, Robert Plant diz que é o quarto disco da banda, mas entre o público, Led Zeppelin IV foi o que realmente pegou. Esse álbum já vendeu mais de 37 milhões de cópias, o que faz dele um dos mais vendidos da história.

No quinto álbum, lançado em 1973, chamado de Houses of the Holy, a banda decide homenagear os fãs, que sempre os seguiram nos shows, tornando sagrados os lugares por onde passaram. Nesse trabalho podemos conferir um Led Zeppelin mais técnico, com riffs mais trabalhosos e abrangendo estilos musicais que a banda nunca havia tocado antes como o reggae e o funk.

Physical Graffiti é o nome dado ao sexto álbum da banda, lançado em 1975. Ele se destaca dos outros por ser um disco duplo envolvendo gravações de diversas épocas da carreira da banda. Durante a parte inicial da gravação, John Paul Jones pensou em sair da banda, mas ele se entendeu novamente com os outros integrantes e resolveu ficar no Led Zeppelin. O álbum é, assim como os anteriores, um sucesso entre fãs e crítica, vendendo mais de 8 milhões de cópias somente nos Estados Unidos.

Em 1976, o sétimo álbum do Led Zeppelin é lançado, com o nome Presence. Esse trabalho foi feito numa época tumultuada, porque o vocalista Robert Plant se envolveu em um acidente de carro e estava em fase de recuperação enquanto ocorriam as gravações. O disco teve diversas opiniões entre fãs e crítica, mas foi um dos que menos vendeu na carreira dos caras

Durante a turnê do álbum Presence mais uma coisa ruim aconteceu na vida de Plant, dessa vez não foi apenas um tornozelo quebrado num acidente de carro, mas a morte do filho por infecção estomacal. Com isso a banda para a turnê e é lançado o vídeo The Song Remains the Same.

Em 1978 o Led Zeppelin lançou Through the Out Door. O oitavo álbum dos caras veio trazer a volta aos palcos e estúdios. As músicas desse trabalho abandonam um pouco o peso que fez da banda uma das precursoras do Heavy Metal e marcam um lado mais progressivo do Led Zeppelin. Nele a música “All My Love” é dedicada a Karac, o filho de Robert Plant.

Durante o planejamento da turnê de Through the Out Door, em setembro de 1980, mais um episódio triste marcaria a carreira do Led Zeppelin. O baterista John Bonham teve uma overdose de álcool na casa de Jimmy Page. A morte de Boham fez com que os membros do Led Zeppelin decidissem acabar com a banda.

Em 1982 o Led Zeppelin lançou um álbum póstumo. O disco, chamado Coda trouxe músicas que ainda não tinham sido editadas. Se em linguagem musical coda é um símbolo que marca o floreio final de uma música, no título do nono álbum de estúdio da banda, ele marca o último trabalho da formação original do Led Zeppelin com canções inéditas. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos.

Após o término da banda, quatro reuniões foram marcadas. A primeira ocorreu no festival Live Aid, em 1985. Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones convidaram os bateristas Tony Thompson e Phil Collins e o baixista Paul Martinez.

A segunda reunião foi em 1988, na comemoração do 40º aniversário da Atlantic Records. Dessa vez, o trio convidou o filho de John Bonham, Jason Bonham para tocar bateria.

Em 1995 o Led Zeppelin foi ao Rock and Roll Hall of Fame receber um prêmio por indicação do vocalista Steven Tyler e do guitarrista Joe Perry, ambos do Aerosmith e apresentadores da cerimônia. Logo após a premiação, os três tocaram algumas músicas com Tyler e Perry, também fizeram parte do show Neil Young e Michael Lee que substituiu Bonham.

A última reunião aconteceu em um evento beneficente, na cidade de Londres. Foi no Tributo à Ahmet Ertegün que o Led Zeppelin pode ser visto pela última vez até agora. Na ocasião o trio chamou Jason Bonham novamente para substituir o falecido pai.

Esse foi um resumo da história do Led Zeppelin. Esperamos que tenham gostado e que continuem conosco!

Abraços,
Equipe Heavy Night

Nenhum comentário:

Postar um comentário