Olá Galera! O programa da semana passada foi sobre a banda Dio. Para você que perdeu ou que quer revisar, preparamos um resumo da história dessa grande banda de Heavy Metal:
Depois de passagens por ELF, Rainbow e Black Sabbath, o vocalista baixinho e de voz poderosa, conhecido como Ronnie James Dio, decide montar sua própria banda. Em 1983, logo após sairem do renomado Black Sabbath, Dio e o baterista Vinny Appice, se juntam ao baixista Jimmy Bain, companheiro de Dio no Rainbow e ao guitarrista Vivian Campbell. Dessa união nasce a banda Dio e com ela um dos maiores clássicos do Heavy Metal, o álbum Holy Diver.
Ronnie James Dio, além de fazer o vocal e dividir com Bain o teclado, produziu o disco e compôs todas as letras e melodias de Holy Diver, contando com a ajuda de seus companheiros em algumas melodias. Isso faz do álbum não apenas um clássico do Heavy Metal, mas a obra-prima do vocalista.
Sucesso entre público e crítica, em 1989 o disco atingiu um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos. Das nove faixas que compõem o álbum, se destacam Holy Diver, Stand up and Shout, Don’t talk to strangers e Rainbow in the Dark.
Depois do consagrado Holy Diver, a banda embala mais um sucesso, o álbum The Last In Line. Lançado em 1984 o disco rendeu à banda sua primeira turnê mundial, com direito a dragões cuspindo fogo nos palcos por onde DIO tocava.
As novidades em The Last In Line não se limitam às músicas, nele há também um novo tecladista, Claude Schnell assume o teclado da banda no disco e nos shows.
Com mais de 500 mil cópias vendidas nos Estados Unidos apenas no ano do lançamento, o álbum traz hits como We Rock, The Last In Line e Evil Eyes.
O terceiro álbum da banda foi lançado em 1985 e recebeu o nome de Sacred Heart. Esse foi o último álbum com o guitarrista Vivian Campbell, que depois da turnê e de Intermission, primeiro disco ao vivo, decidiu sair da banda.
No lugar de Campbell entrou o guitarrista Craig Goldy e com ele DIO lançou seu quarto trabalho de estúdio. Dream Evil, lançado em 1987 é considerado pelo vocalista Dio inferior aos seus outros trabalhos, mas mesmo assim emplacou sucessos como a faixa que deu nome ao álbum, Dream Evil e Night People.
No início de 1988, Craig Goldy sai da banda e DIO fica parado por um bom tempo. Até que em 1989, Rowan Robertson, com apenas 18 anos, assume como o novo guitarrista.
Com a banda completa novamente, tudo parecia estar muito bem, quando Schnell, Bain e Appice resolvem sair da banda. Dessa vez a escolha dos substitutos foi bastante rápida. Jens Johansson ficou nos teclados, Teddy Cook assumiu no baixo e Simon Wright entrou como o novo baterista.
Com essa formação, em 1990, DIO lança seu quinto trabalho, chamado Lock Up the Wolves. Durante a turnê desse álbum, Ronnie James Dio é chamado para uma reunião do Black Sabbath. Após a reunião, Dio voltou para sua banda apenas acompanhado pelo baterista Vinny Appice, ou seja, toda a formação do Lock Up the Wolves havia se desfeito. Em 1994 o guitarrista Tracy G, o tecladista Scott Warren e o baixista Jeff Pilson se unem à banda.
No sexto álbum da banda, Strange Highways, lançado ainda no ano de 1994. O novo tecladista, Scott Warren, não participa da gravação do disco, mas fica responsável pelos teclados nos shows que a banda fez na época.
Em 1996, com Scott Warren nos teclados sai o sétimo álbum de estúdio da banda. Angry Machines se afasta dos primeiros trabalhos de DIO, mas traz músicas que fazem parte dos shows da banda até hoje, como Double Monday e Hunter of the Heart.
Nesses dois últimos trabalhos a banda DIO deixa de lado a fantasia como tema de suas canções e passa a falar sobre temas mais realistas. Muitos fãs acreditam que essa seja a pior fase da banda, mas outros veem essa mudança como um distanciamento da música feita nos anos 80, o que mostra um amadurecimento musical.
Antes das gravações do disco ao vivo, Inferno – Last in Live, de 1998, o baixista Jeff Pilson sai da banda e dá lugar a Larry Dennison.
Como a venda do álbum Angry Machines ficou muito abaixo do esperado, o vocalista decidiu voltar a compôr músicas que abordam a fantasia e deixam um pouco de lado a realidade. Para isso, resolveu mudar praticamente toda a banda. Tracy G sai para a volta de Craig Goldy, Larry Dennison devolve o baixo para Jimmy Bain e Vinny Appice deixa as baquetas para Simon Wright.
Em 2000, essa formação lança o álbum Magica. Esse disco é conceitual e apresenta a banda DIO tocando num estilo muito parecido com o dos anos 80, mas como uma banda mais madura e com maior uso dos efeitos do teclado nas músicas.
Na parte européia da turnê do Mágica, o baixista Chuck Garric substituiu Jimmy Bain, que voltou a tocar com a banda após essa pequena participação de Garric. Foi no fim da turnê que uma mudança significativa aconteceu na banda. O guitarrista Craig Goldy deixa a banda mais uma vez e para seu lugar foi chamado Doug Aldrich.
E com essa formação a banda lança o nono álbum de estúdio, Killing the Dragon, em 2002. Os teclados foram gravados por Jimmy Bain, mas Scott Warren ainda fazia parte da banda.
Killing the Dragon confirma a volta às origens iniciada em Magica, e pode ser considerado um novo clássico na carreira da banda. Com músicas como Killing the Dragon e Scream o álbum caiu no gosto do público.
Um ano após o lançamento do Killing the Dragon, há, novamente, uma troca de integrantes na banda. Doug Aldrich e Jimmy Bain saem e quem assume a guitarra mais uma vez é Craig Goldy e no baixo foi Jeff Pilson quem voltou.
Em 2004 sai o décimo álbum de estúdio da banda, Master of the Moon. O disco mostra que mesmo após 20 anos do lançamento de sua obra-prima, Holy Diver, DIO consegue mostrar toda essência e mágica dos anos 80.
Como Jeff Pilson estava envolvido com outros projetos, Rudy Sarzo é chamado para o seu lugar na nova turnê da banda e, após essa turnê, ele é efetivado como o novo baixista.
Em 2005, a banda DIO resolve fazer uma turnê comemorativa de seu primeiro álbum, Holy Diver. Foi aí que ficou registrada a última passagem da banda no Brasil, em 2006. Durante toda a turnê, Craig Goldy foi substituído por Doug Aldrich. O show feito em Londres, no ano de 2005, rendeu à banda um CD duplo e um DVD que foram lançados em 2006.
A atual formação da banda conta com Ronnie James Dio no vocal, Craig Goldy na guitarra, Rudy Sarzo no baixo, Scott Warren no teclado e Simon Wright na bateria.
A banda Dio existe até os dias de hoje, mas no momento curte umas férias, pois o vocalista Ronnie James Dio está participando do projeto Heaven and Hell, que reúne Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice, seus ex-companheiros de Black Sabbath.
Esperamos que tenham curtido o resumo e que continuem fazendo com a gente o Programa Heavy Night, o melhor do rock pesado no seu final de semana.
Abraços,
Equipe Heavy Night
sábado, 22 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário